ap. ALUGADO x Obra do ap.54
- @mariliapetrola
- 15 de jun. de 2020
- 5 min de leitura
Morar de aluguel é a realidade de muitos brasileiros, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Segundo o IBGE os imóveis alugados correspondem a 18,3%. Apesar de parecer um percentual pequeno, este número corresponde a cerca de 13 milhões de moradias.
Diante da realidade de muitos surge aquela velha dúvida: Devo reformar (investir) em apartamento que não é meu? Bem, não existe resposta certa para esta pergunta, mas acredito que qualquer moradia (própia, alugada, emprestada, financiada) deve ter o estilo de vida de quem ali vive. Morar em um espaço com cara de hotel pode ser ótimo no início, mas como o tempo você entrará na monotonia do espaço e vai começar a criticar e até achar que deve procurar outro lugar para morar.
O espaço deve ter sua cara, transmitir o que sente, ter sua personalidade. Sua casa deve ser seu LAR, seu refúgio; e para alcançar esta identidade você não precisa sair demolindo todas as paredes. Objetos (quadros, vasos, moniliário, etc.) e cores/texturas (tapete, pintura parede, etc.) já proporciona uma atmosfera diferente ao ambiente.
Você pode estar pensando: “Certo, eu já fiz tudo isso, mas eu odeio o revestimento do meu banheiro/ da minha cozinha. Não vou gastar para deixar de presente ao proprietário”. Ok, eu te entendo, mas também te pergunto: Quanto tempo você pretede morar neste local? Se for um ano, com certeza não vale sair mudando tudo, mas se forem 10 anos? Já tentou fazer o cálculo de quanto esta “obra” significaria no aluguel ao longo destes 10 anos? (Estou considerando que o proprietário é do tipo que não faz acordo para abater a reforma no aluguel, ok?)
Sem mais delongas, vou contar a história de um jovem casal que morava de aluguel, em um apartamento bacaninha, mas que precisou de mais espaço. Após meses de busca eles encontraram um ap. com tamanho e localização ideais, mas com pontos que os incomodavam... entrei na história deste casal para propor mudanças pontuais e realizar uma reforma em 10 dias.
Bem, antes de assinarem contrato ficou acordado com o proprietário do ap. que ele trocaria o aquecedor a gás e toda a instalação elétrica do ap. (As instalações eram da época da construção do prédio – mais de 40 anos). Feito isso partimos para as intervenções. A ideia era investir até R$10.000,00 (para eles este valor fazia sentido, pois esta mudança de ap. representaria o que eles economizariam no aluguel do antigo ap. - em 2-3 anos). O que fizemos:
1. Pintura dos azulejos da Cozinha e Área de Serviço
Esta é uma excelente ideia para quem não gosta da cor do azulejo e não quer obra. Neste ap. a cozinha já tinha os azulejos pintados, mas a tinta utilizada não era adequada. A cor também não agradava os clientes (bege). Pintamos tudo com a tinta époxi na cor branca e o resultado ficou incrível!

2. Troca do rodapé
O rodapé do apartamento era de madeira (um modelo antigo que nem sei se ainda é fabricado) e em alguns ambientes estava bem danificado. Sugerimos a substituição de todo rodapé por um modelo “clean” de poliestireno (felizmente os clientes compraram a ideia!). Escolhemos um rodapé simples, de 7cm, que transformou o espaço deixando moderno e acolhedor.

3. Troca das luminárias
Luminária é o tipo de coisa que vale investimento, pois é possível reaproveitar tudo (ou quase tudo) em caso de mudança. Trocamos todas as luminárias do ap.54: Na sala e cozinha usamos trilhos de 3m. Na mesa de jantar um pendente que a cliente já desejava ter. Nos banheiros utilizamos placa de led de sobrepor. No hall íntimo compramos uma luminária de led baratinha – e pintamos com spray preto para manter o padrão de luminárias pretas na parte social do apartamento. – O maior investimento foram as luminárias dos quartos. Escolhemos para o quarto do casal uma luminária de sobrepor circular e duas arandelas para a cabeceira da cama. Já no quarto 2 escolhemos um modelo, estilo industrial, com várias lâmpadas aparentes.
4. Reforma armários dos quartos
Acredito que esta foi a mudança mais surpreendente que tivemos neste ap. Fazer um armário sob medida nos dois quartos seria um investimento altíssimo. Mas os clientes não estavam satisfeitos com o estado dos armários (e nem eu!). Conversamos com alguns marceneiros para entender o que era possível fazer para modernizar aqueles armários sem graça e sofridos com o tempo (chuto que eles deveriam ter uns 40 anos). Ouvir vários profissionais foi fundamental para tomada de decisão. Teve quem disesse que a única solução era laquear todo o armário (o que significaria uma pequena fortuna). Chegamos a conclusão que o melhor custo-benefício seria reformar os armários trocando as portas e puxadores, colocando uma nova lateral e refazendo os fitamentos (isso custou menos da metade do orçamento do rapaz da laca). Fizemos tudo com mdf branco para economizar. O resultado está nas fotos a seguir.

Parece que o armário é novo, né? O do quarto do casal deu um trabalhinho maior e atrasou nossa obra. Mas no final valeu super a pena! Os meninos que fizeram esta reforma não tem instagram, mas quem for de SP e quiser a indicação é só solicitar via e-mail!
5. Pintura das paredes e portas
O básico (e mais fácil) para se fazer em um ap. alugado: PINTURA. Neste ap. a pintura foi o processo mais rápido, já que os clientes queriam todas as paredes brancas (com exceção das meias paredes dos quartos). Eles receberam o ap. sem pintura nova, mas as paredes estavam bem conservadas. Demos só uma demão de tinta acrílica branca e duas demãos de tinta verde/cinza nas meias paredes. E detalhe: a meia parede do quarto de casal a gente mesmo pintou! Foi super tranquilo e em 2h-3h finalizamos ela.
Devido ao prazo e atrasos que tivemos na obra, não conseguimos pintar as portas. O excesso de tinta causado pelas sobreposição de pinturas, unido a umidade do ambiente, ocasionou o não fechamento de algumas portas. Por isso precisaríamos desmontar e lixar estas portas antes de fazer uma nova pintura. Não tivemos tempo hábil para isso, mas a tinta esmalte cinza foi comprada e após quarentena este serviço será executado (eu espero! Rs)
6. Revestimento 3D
Outra solicitação foi criar algo diferente na sala, os clientes queriam um destaque na parede da TV. Pensamos em diversas alteranativas. E a de melhor custo-benefício foi a instalação de revestimento 3D em PVC. Precisamos (a cliente e eu) colocar a mão na massa para instalar este bendito (digo, lindo) revestimento. Foi relativamente fácil instalar (já veio com fita dupla face). Nossa maior dificuldade foi o corte nos espalhos das tomadas e interruptores... mas depois de 3h deu tudo certo (tem vídeo no instagram mostrando o processo! )

Assim concluímos a reforma do ap.54. Foram 10 dias intensos e cansativos de obra (além dos 10 dias de planejamento).
Depois deste relato você se empolgou para fazer mudanças aí no seu ap.? Claro que não é preciso fazer tudo o que fizemos para ter um ap. com personalidade. Mas quis mostrar que sempre vale insvestir para morar em um lugar em que nos sentimos bem. É só saber em que investir!
Importante: Antes de começar qualquer transformação em espaço alugado você deve ler o contrato e ver o que é permitido. Vale também conversar com o propirtário e negociar estas mudanças. Caso o proprietário seja irredutível e não queira gastar um centavo, acorde (por escrito) as mudanças que fará! Ninguém quer fazer nova reforma para devolver o espaço como foi alugado, certo?!
Espero que estas dicas tenham te ajudado. Nos vemos no post #4!
Comments