5m² CABEM < infinitas possibilidades >
- @mariliapetrola
- 13 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
As construtoras tem, cada vez mais, contruído edifícios com área privativa reduzida. Não vamos falar aqui das kitnets (ou studios) que estão em alta, mas dos “apartamentos padrão” que surgiram principalmente para jovens casais sem filhos.
Anunciado quase sempre com dois quartos, estes apartamentos costumam priorizar as áreas sociais (sala, cozinha, varanda*) deixando os dormitórios em segunda plano. Se você parar para analisar, este formato pode até fazer sentido, já que usamos os quartos basicamente para dormir, porém, muitos estudos já provaram os inúmeros benefícios que uma boa noite sono proporciona à nossa saúde. Ter um espaço confortável, espaçoso e aconchegante contribui muito para manutenção do nosso sono.
A ideia deste post não é criticar as novas construções, mas mostrar que espaços compactos podem sim ser: bonitos, confortáveis, e atender nossas necessidades.
Há um tempo me hospedei (por um mês) em um ap. de dois quartos em São Paulo. Os dois quartos eram bem pequenos, mas o segundo, de 5m² (um pouco menos na verdade), me deixou intrigada. A varanda deste ap. era imensa e qualquer pessoa diria que um pedaço dela poderia ser “roubada” para aumentar a área do quartinho (ou não*). Fiquei imaginando possibilidades para aquele espaço, o que eu faria para torná-lo funcional... até que um certo dia os moradores solicitaram um projeto para este pequeno espaço. O projeto deveria ter: uma bancada de trabalho, um armário para roupas (o existente no quarto do casal não era suficiente) e uma penteadeira.
O apartamento era alugado e orçamento regrado. O ideal para espaços pequenos é trabalhar com marcenaria planejada, pois desta forma conseguimos aproveitar melhor cada centímetro do espaço. Como esta solução inviabilizaria a execução do projeto optamos por mesclar a marcenaria planejada com móveis soltos. O resultado foi este:
Projeto: Marília Petrola
Nossa proposta: Bancada em marcenaria planejada (com espaço de penteadeira), armário comprado pronto, e prateleiras no sistema de cremalheiras (que além de ótimo custo benefício facilita sua adaptação conforme necessidade). A cortiça e pintura no teto / rodateto aparecem dando um toque especial ao ambiente.
Após entregar o projeto aos clientes pensei... o que mais dá para fazer neste espaço? Será que poderia ser um home-office/ quarto de hóspedes? E o resultado...
Projeto: Marília Petrola
A ideia foi segregar o espaço de descanso do espaço de trabalho. O color block (ou bloco de cor) é um ótimo artifício para separar "ambientes" dentro de um espaço. Outro ponto que merece atenção (em espaços compactos ou não) é a escolha dos adornos (objetos de decoração). São estas peças que deixarão o espaço aconchegante e com sua personalidade.
Adorei perceber que aquele micro quarto tinha potencial! Mas não me dei por satisfeita com estas duas soluções... Quis me desafiar!
Sabemos que quarto de bebê tem várias particularidades (berço, guarda-roupa, poltrona de amamentação, cômoda...). Seria possível colocar tudo isso em 5m²? e o resultado:
Projeto: Marília Petrola
No quarto do bebê ainda pensei como transformar em quarto de criança sem ter que mudar tudo de novo. O armário ganharia portas , o berço viraria mini-cama e a poltrona sairia abrindo espaço para a criança brincar.
Depois das três soluções, parei! Mas parei com a certeza que CABEM INFINITAS POSSIBILIDADES em 5m²! Nunca substime pequenos espaços... você pode transformar naquilo que você deseja!
Tem um espaço e quer ajuda para torná-lo mais funcional? Manda mensagem pra gente! ;) Até o post #5!
*a varanda pode não entrar nos índices de construção do edifício (a depender do seu dimensionamento); por isso (às vezes) temos varandas com área significativa em relação aos demais ambientes
Comments